Conexão com "quem mora na internet" explica sucesso do BuzzFeed

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Foi-se o tempo em que a produção de conteúdo era dominada por diretores que ficavam enfurnados atrás de várias portas e quase nunca tinham contato com o que era conversado pelo público. Conhecidos como “gatekeepers”, esses profissionais perdem cada vez mais espaço diante da horizontalização de informação trazida pela internet.  

Em um segmento dinâmico onde a comunicação muda diariamente e é necessário estar atento aos últimos fatos, memes, GIFs e emojis do momento, os novos produtores de mídia saem na frente por entenderem e virem dessa realidade. Neste cenário, um dos principais players e cases de sucesso é o Buzzfeed.

Criado na cidade de Nova York em 2006 por Jonah Peretti como uma plataforma de criação de virais, a empresa cresceu mundialmente e ganhou as atenções e os corações de boa parte do globo. Notabilizada por uma estrutura que diminui a distância entre os formadores de opinião e a comunidade que segue o portal, a companhia mostra mais uma vez porque é tão querida pelo público.

Criado há poucos meses com o intuito de aproximar ainda mais os fãs do site de seus criadores, o “BuzzFeed Brasil – Grupo” é uma página do Facebook para “quem mora na internet” destinada a conversas, piadas, comentários e relatos. Por isso, é natural que no meio de tanta coisa conversada, alguns assuntos virem ideias para futuras enquetes e matérias do site.

Um dos exemplos de insights que vieram de lá é o teste “Você é mais Pabllo Vittar ou Pablo do arrocha?”. O que começou como uma brincadeira dos integrantes se concretizou em um material utilizado pelo portal.

Para entender melhor como funciona esse grupo e o próprio método da produtora de conteúdo da empresa, trocamos uma ideia com Gabriel Silva Matos, criativo do BuzzFeed e um dos administradores da página no Facebook. Confira abaixo o bate-papo:

Este tipo de troca que rola no grupo e vira pauta no Buzzfeed é frequente?

A ideia sempre foi criar uma comunidade em torno do site. Então a troca de informações e geração de insights é algo que ocorre naturalmente.

O grupo foi criado para este tipo de atividade?

O grupo do Buzzfeed é algo recente. A ideia não é fazer do grupo um laboratório de cobaias (rs). Eventualmente testamos posts e pedimos opiniões, mas a ideia é estarmos cada vez mais próximos dos nossos fãs, conhecermos cada vez mais a audiência, conversarmos lado a lado e não acima deles.

Quais outras boas ideias já saíram do grupo e viraram conteúdo no site?

O post de pensamentos de Game of Thrones a gente fez em conjunto com fãs:

https://www.buzzfeed.com/julianakataoka/got-casos-de-familia?utm_term=.twWe66Vyk#.vdq5BB0dl

Algumas coisas que as pessoas falaram sobre comida, também serviram de insights pro Tasty que é a nossa franquia de receitas. Tem esse do Pablo que você comentou. Essa aqui que também veio do grupo:

https://www.buzzfeed.com/davirocha/qual-tribalista-voce-e?utm_term=.lhaoyp7mo#.lwZnkr8ln

Faltou algo que você acha legal falar?

Quero deixar esse GIF de despedida:

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