Fiat se rende ao meme e faz corrida de Uno Escada

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Às vezes deixado de lado, o Uno ainda é o carro predileto de muita gente. Compacto, econômico e versátil, o automóvel além de conquistar o público é um dos favoritos das empresas. Um dos modelos mais utilizados por prestadoras de serviço, o veículo cruza as cidades estampado por logomarcas e ostentando porta-escadas pelas ruas do Brasil afora.

Claydson Vieira, jovem de 27 anos e entusiasta do modelo, gosta tanto de Uno que fez uma fanpage só sobre o carro. Feito para “homenagear a melhor invenção de 4 rodas já feita pela humanidade”, o endereço no Facebook posta diversos conteúdos sobre o universo “uneiro”.

Com postagens sobre a exaltação da velocidade do "possante", beleza de seus sons e, principalmente, a superioridade do Uno Escada em relação aos concorrentes, a página rapidamente atingiu mais de 200 mil seguidores.

Confira abaixo algumas postagens que popularizaram a Uno Memes e fizeram esse assunto viralizar tanto que até a Fiat resolveu usar a brincadeira para anunciar seu lançamento nas redes sociais:

E quem pensa que só foram criadas publicações sobre o assunto, está enganado. A febre chegou a um nível que até "jogos" como o Top Gear UNO e o Uno for Speed Most Wanted foram criados:

Atentos ao rápido sucesso da página criada em 2016, a montadora em parceria com a Sunset não perdeu tempo e lançou um teaser no Facebook que pega carona na popularidade do “Uno Escada”. Publicado no perfil oficial da marca no Brasil, a empresa escalou seis carros para mostrarem quem é o mais veloz e darem nome ao lançamento da companhia.

“O diálogo com o consumidor mudou e ele quer fazer parte da criação das narrativas das marcas que ele gosta. O que fizemos foi simplesmente juntar algo que conectava a Fiat emocionalmente às pessoas e deixar com que elas nos ajudassem também a escrever os novos capítulos da nossa história. A corrida é um gatilho para uma entrega maior de conteúdo, onde os protagonistas são os amantes da Fiat”, diz Bárbara Bono, Head de conteúdo e criação.

Veja abaixo o teaser da corrida oficial que terá seu desfecho demonstrado sexta-feira (20) e já foi vista por milhões de pessoas em poucos dias:

Para entender melhor como tudo isso aconteceu, a ideia por trás de uma página apenas sobre Uno, a resposta do público e como a Fiat utilizou o buzz para criar a campanha, batemos um papo com Claydson, fundador da Uno Memes.  


Mineiro de Contagem, o funcionário de Help Desk tira foto ao lado de um figurante que não poderia ser outro

Como se deu a ideia de criar uma fanpage sobre Unos?

Todo mundo tem a primeira vez pra tudo na vida. O primeiro amor,  primeiro beijo, primeiro professor ou professora,  primeira viagem e com o primeiro carro não é diferente. Por mais que tentemos, não conseguimos esquecê-los e foi assim com o primeiro carro que a nossa família comprou.

Por tempos foi o nosso meio de transporte e a sua simplicidade e economia deixou saudade. Foi então que resolvi criar uma página para homenageá-lo aproveitando a febre dos memes que viralizam cotidianamente na internet. Dessa forma, eu descobri que a página atrai muitos amantes do simpático, porém poderoso, carrinho.

O público alvo da página é vasto pois atinge tanto as pessoas que gostam do Uno como os apreciadores de memes, por consequência, a página enche de seguidores, atingindo 25 mil fãs nos primeiros dias. E é isso, essa é a história da página.

E o meme do Uno Escada. Como surgiu?

O Uno é um carro barato, fácil de revender, econômico muito flexível, além de potente por ser um carro que, em sua maioria, tem motor 1.0. Por este motivo, é o veículo preferido das empresas pelos motivos citados, principalmente as de Telecom. Talvez pelos prazos de atendimento, os Unos de firma estão sempre com pressa em atingir os seus objetivos e a inseparáveis escadas, sempre os acompanham.

Quais os memes tiveram a melhor resposta (engajamento, alcance) do público?

Os que geralmente mostram o Uno intimidando outros carros e os que abordam sua velocidade. Há também um álbum mostrando todos os tipos de Uno e contando um pouco de sua história e sua relação com os brasileiros que foi bem repercutido, porém o que o público mais gosta são as comparações do Uno com outros carros, desde os populares como Palio, Gol, Celta até os carros de luxo como BMW, Fusion etc.

Vocês acreditam que a popularidade da página pautou a nova campanha da Fiat?

Talvez não a popularidade da página em si, mas sim com o meme que foi criado por ela que é compartilhado também por outras páginas, sendo elas de memes ou não.

Ela entrou em contato com vocês?

Sim, inclusive solicitaram a divulgação do vídeo por parte de nossa página. Até o momento, o post alcançou mais de 87 mil pessoas na nossa página sem impulsionar o post.

O que achou da ação?

Para mim foi uma grande honra, sendo sincero eu não acreditei que o Marketing da própria FIAT estava me procurando e quando eu vi o vídeo eu fiquei bastante tempo morrendo de rir daquela situação, incrédulo. Certamente eu nunca imaginaria que alcançaria essas proporções no momento da criação da página.

 

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