Dicas para aumentar o engajamento durante os jogos do Brasil

sdda

Na próxima quinta-feira (14) tem início a Copa do Mundo 2018. Neste ano, o evento é sediado na Rússia e, apesar da distância, o Brasil já está no clima de festa. Afinal, somos o país do futebol. Segundo a FIFA, cerca de 3,6 bilhões de pessoas irão assistir as partidas que tem previsão de término no dia 15 de julho.

Vale lembrar, que estamos na era multitelar, ou seja, os espectadores não se contentam apenas em assistir aos jogos, eles também querem participar. Com as redes sociais é possível que os fãs se mantenham próximos aos craques. A exorbitante soma de 17 milhões de pessoas que seguem os integrantes da seleção é prova desse movimento online.

E por que não aproveitar esse engajamento para alavancar seus negócios? Utilizar datas comemorativas ou assuntos recentes, pode ajudar a conquistar novas audiências e gerar mais leads. Uma estratégia eficaz é criar textos no blog que relacionem a sua marca com a efeméride. “O Google Trends é uma ferramenta gratuita que possibilita identificar o número de buscas que determinadas palavras tiveram ao longo do tempo. Assim, será mais fácil determinar quais vocábulos usar e estipular uma campanha certeira”, indica Luciano Domingues, sócio-fundador da eSense Marketing e especialista em marketing de dados.

Aproveite para entrar de vez no clima da torcida. Esse é o momento ideal para renovar o design do site oficial da empresa. Aproveite para fazer também artes para o Facebook, Instagram e Twitter com as cores da bandeira. “Vale lembrar que não é permitido a aplicação da identidade visual da Fifa, como por exemplo, logotipos, mascotes e o próprio nome da organização. No entanto, as tonalidades estão liberadas”, ressalta Luciano.

Publicar fotos e boomerangs com os funcionários preparados para assistir o Campeonato também é uma boa tática para atrair pessoas. Com o auxílio do aplicativo Tagomatic, é possível encontrar as hashtags corretas para acompanhar esses registros. Não tenha receio de cair na brincadeira, caso o seu negócio seja mais sério. Nessa época, os internautas ficam mais suscetíveis a receber conteúdos descontraídos.

Outra ideia é gerar cupons de descontos e criar promoções inspirados na temática. Através do e-mail marketing é possível informar sua base de contatos sobre as ações e estreitar o relacionamento com clientes. Ter boas chamadas e um conteúdo divertido, como gifs e ilustrações, pode reter maior público, já que 1,38 milhões de e-mails marketings são disparados diariamente no mundo todo. Mas fique atento: evite escrever Copa do Mundo Fifa 2018. Prefira fazer menções ao futebol e ao país, de modo geral.

Confira a lista do que é proibido durante a Copa do Mundo*:


* Fonte de dados: SEBRAE
* Créditos da arte: assessoria de imprensa Luciano Domingues

Artigo por Luciano Domingues, especialista em marketing de dados e fundador da eSense Marketing 

Deixe seu comentário: