Entenda por que a Uber e o Lolla farão ações com Brown e Liniker

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Na última quinta-feira (15), um vídeo chamou a atenção de quem acompanha a internet. Postado no canal oficial do grupo do rapper Mano Brown, o conteúdo apresentava o MC de motorista de Uber fazendo corridas pela Zona Sul, distribuindo ingressos para o Lollapalooza e falando sobre o show que ele comandará no festival.

Sem entender muito, o público não sabia se era uma ação publicitária ou apenas uma promoção pensada pela equipe de Brown. Famoso por ter sido durante muito tempo avesso a aparições na mídia, o artista tem concedido mais entrevistas e parcerias, mas ainda assim é raro ele participar de campanhas na propaganda.

Mantida em sigilo, a estratégia foi anunciada quando a Uber, aplicativo oficial de mobilidade do evento musical, divulgou um show gratuito no domingo com o líder dos Racionais Mc´s e alguns amigos do cantor na Praça do Campo Limpo. Com as presenças de Liniker, 5pra1, Lorenna e Big da Godoy, a festa beneficente mostrou a atenção da startup para a periferia.

Para saber mais sobre a concepção do projeto, por que a escolha do rap como música para as ativações e os desdobramentos da campanha conversamos com Gabriela Manzini, gerente de comunicação da Uber.

Confira abaixo o bate-papo:

Algumas pessoas acreditam que Uber é restrito aos bairros de classe média. Qual o perfil dos usuários do aplicativo?

Mais de 20 milhões de brasileiros utilizam a Uber, todos os meses, para se locomover. Logo, o perfil dos usuários é bastante diversificado. A Uber está em todos os cantos, disponibilizando aos usuários uma maneira confiável e acessível de se locomover por toda grande cidade do Brasil ao toque de um botão. Nas periferias, especificamente, a Uber atua como complemento ao transporte público, ajudando o usuário a chegar à porta de casa, por exemplo, quando está carregando compras, quando está acompanhado de uma criança ou quando está chovendo.

Como tem sido a recepção do público?

O público está recebendo a campanha com muito carinho. A sugestão para que a Liniker participasse veio do fato de se tratar de uma artista também representante de São Paulo em um palco internacional, como é o do Lollapalooza. No Facebook, o vídeo "Uber do Brown" acumula mais de 1,2 milhão de visualizações e, no YouTube, 295 mil.

Como a campanha foi articulada?

A nova campanha da Uber, chamada Sons da Cidade, destaca a música que existe por toda São Paulo, da avenida Paulista à periferia. A campanha começou na quinta-feira passada (15), com um vídeo no qual Mano Brown dirigiu como se fosse um motorista parceiro da Uber e passeou pelo Capão Redondo apresentando, entre outros, os músicos Dee e DJ Sid, da banda 5pra1, e a própria Liniker.

Em preparação para o Lollapalooza, a campanha vai se desdobrar em uma série de anúncios OOH nas grandes vias de São Paulo, destacando o "transporte" da música de Brown e Liniker do anonimato para o Lolla e, é claro, chamando o público do festival a ir e voltar de Uber. Estamos trabalhando com a CET em um esquema especial de trânsito, para garantir uma melhor circulação nos arredores do autódromo de Interlagos.

Domingo (18) rolou um show do artista com alguns convidados. Haverão outras apresentações e desdobramentos?

No domingo (18), o rapper realizou um show-surpresa no mesmo bairro, com três bandas iniciantes, incluindo a 5pra1, e a Liniker e os Caramelows. Tanto Brown quanto Liniker se apresentam na semana que vem no Lollapalooza, e a Uber é o aplicativo oficial de mobilidade do festival.

Vocês pensam em convidar outros “motoristas”?

No momento, não.

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