3 detalhes que podem transformar a campanha do McDonald’s em um poderoso combo viral

anitta

A relação entre McDonald´s e Copa do Mundo já é um clássico de algumas décadas. Nesta semana, o restaurante oficial da competição na Rússia deu o pontapé inicial para as estratégias da marca durante o maior torneio esportivo do planeta. Para isso, a campanha do fast-food escalou o jogador Neymar e a cantora Anitta.

O filme principal do trabalho de comunicação criado pela DPZ&T estreou na quarta-feira (7), durante o intervalo do Jornal Nacional. A estratégia prevê inúmeros desdobramentos de mídia e conteúdo em várias plataformas. Mas o que há por trás do óbvio (ou nem tanto)? Abaixo o filme e, em seguida, três razões pelas quais a campanha tem todo o potencial para ser um combo tão forte quanto uma McOferta da rede.

A força do clima da Copa

Mesmo quando a atmosfera do país não é das melhores, com a economia em frangalhos e o cenário político conturbado, o brasileiro costuma se transformar durante a Copa do Mundo, como se conseguisse por meio da Seleção externar todo o seu amor cívico. O processo de preparação para o evento é quase um ritual. Bandeiras, faixas e as ruas pintadas em verde amarelo. Com o mote “Prepara” explorando esse momento de expectativa, a campanha acerta o timing ao tentar mexer com a emoção e a expectativa dos torcedores. 

   

A humanização do craque

O jornalista Mauro Beting costuma dizer que “o brasileiro ama odiar os seus ídolos”. Apesar de ser (de longe) o maior jogador brasileiro de sua geração, Neymar tem sido hostilizado com caneladas adversárias e "cornetas" da imprensa e do público. Ainda assim é amado e respeitado pelos brasileiros e reside em seus pés a maior expectativa de conquista do tão sonhado Hexa. Apesar de toda a dor e a delícia da idolatria, Neymar não é somente uma estrela. Ele é também gente. E um jovem pai que brinca com o filho e come McDonald’s. Humanizar o craque é aproximá-lo também da torcida.  

A escolha de um hit certeiro

O hit “Glad You Came”, da banda Wanted, nunca foi tão cantado como em 2014. Foi o som que embalou a campanha do McDonald´s daquele ano e, consequentemente esteve presente nos momentos mais tristes e felizes do brasileiro naquela Copa (nem vamos falar sobre o 7x1). A escolha musical do passado subiu o sarrafo para a campanha deste ano. A marca resolveu então apostar no hit brasileiro mais poderoso dos últimos tempos, a canção “Prepara” de Anitta, que tem tudo a ver com o mundial. 

Quem resumiu bem esse combo foi o CCO da DPZ&T, Rafael Urenha. “O McDonald’s se prepara para receber a torcida. A torcida se prepara para torcer, embalada pela música da Anitta. O Neymar Jr. se prepara para representar o país na Copa. O maior jogador do país junto com a maior popstar brasileira, juntos com o McDonald’s no maior evento do futebol mundial”, comentou.   

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