10 campanhas imperdíveis sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016

CAIXA

A uma semana do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016 podemos afirmar que vimos uma diversidade em campanhas com a temática olímpica. Entre filmes, peças publicitárias e ativações, as modalidades esportivas e seus atletas foram protagonistas de histórias que trouxeram emoção ao falar de superação, fantasia ao imaginar um Rio de aventuras e orgulho ao celebrar a brasilidade.

Em meio a uma enxurrada da boas campanhas, o Adnews selecionou 10 filmes que foram destaques e deram muito o que falar.

Confira:

Caixa: Sons da Conquista

O banco fez o dever de casa ao aliar esporte e rap. A série de filmes assinada pela nova/sb contou a história de superação de atletas olímpicos e paraolímpicos como Fernando Fernandes, Fabiana Murer e Joice Silva através dos versos de rappers como Projota, Negra Li, Rincon Sapiencia e Karol Conka.

BBC: The Greatest Show on Earth

Para divulgar sua cobertura dos Jogos Olímpicos 2016, a BBC lançou uma animação que mostra diversos animais reproduzindo as práticas de alguns esportes que fazem parte do evento, como ginástica e vôlei. O filme assinado pela RKCR/Y&R dividiu opiniões: enquanto uns acharam que ele reforça os estereótipos de que o Brasil é uma “selva”, outros se orgulharam pelo reconhecimento de nossa fauna e flora.

XXL: Sport Unites All

Este foi outro comercial que dividiu opiniões. O filme norueguês assinado pela Empefire para a marca de roupas XXL mostra um contrastante Rio de Janeiro ao unir repressão policial, esporte e uma lúdica aventura. O roteiro que mostra a fuga de um menino perseguido por policiais que acaba sendo “salvo” por Ronaldinho Gaúcho foi considerado fantasioso demais, enquanto outros defenderam o romantismo que só a propaganda pode proporcionar.

Samsung: The Anthem

Em tempos de turbulência e intolerância em todo o mundo, o filme da Samsung é uma ode à esperança e união ao unir povos de todo o globo e lançar um hino único, criado a partir de trechos de cada país. Assinado pela filial americana e australiana da Leo Burnett, o comercial tem uma mensagem clara: o esporte cria um mundo sem barreiras.

Under Armour: Rule Yourself

Com 30 anos e 22 medalhas olímpicas, Michael Phelps é o típico atleta vencedor, uma verdadeira lenda do esporte. Parece fácil ilustrar os seus momentos de brilho em um filme publicitário, certo? Mas Under Armour resolveu fazer o contrário. O filme assinado pela agência americana Droga5 mostra que o sucesso do campeão surgiram após horas e horas de escuridão, treinando exaustivamente, às vezes sozinho, com muitos obstáculos, sacrifício, e claro, muita dor.

Gillette: Perfect isn’t Pretty

A Gillette seguiu o mesmo caminho da Under Armour ao mostrar o lado nada belo da busca pela perfeição no esporte. O filme assinado pela Grey New York traz os momentos de “suor, queda e lágrimas” de craques em diferentes modalidades, como o jogador Neymar Jr, o nadador Ning Zetao, o campeão de decatlo Ashton Eaton e o ciclista britânico Andy Tennant.

Gatorade: The Boy Who Learnd to Fly

Todo o mundo conhece Usain Bolt e seus recordes, mas poucos sabem de sua trajetória até se tornar a lenda que conhecemos. É essa história que a Gatorade nos apresenta de maneira leve e emocionante. Assinada pela TBWA/Chiat/Day de Los Angeles, o filme relata a vida de Bolt desde seus tempos de criança até o ponto mais alto de sua vitoriosa trajetória.

Vale lembrar que esse não foi o único comercial em que a marca apresentou a história do atleta jamaicano. Na campanha brasileira “Uma Vida de Suor”, assinado pela Lew’Lara\TBWA, os primeiros passos até a quebra de seus recordes são lembrados.

Nissan: Bolt vs Fogo

Usain Bolt parece ter sido o “cara” das propagandas olímpicas. O atleta também é protagonista do filme da Nissan, em que é desafiado a correr mais rápido que o fogo. A criação é da Lew’Lara\TBWA.

TAM: Reencontro

A companhia aérea apostou no storytelling ao lançar um curta-metragem de 13 minutos. O filme "Reencontro" retrata a história de um avô (Ivan de Almeida) e seu neto (Ariclenes Barroso) que se reencontram e voam para o Rio de Janeiro juntos para ver os Jogos Olímpicos — o neto resiste à viagem para mais tarde aceitá-la, ao descobrir que o avô foi um grande atleta do remo.

Produzido pela La Casa de la Madre, o curta levou ouro na categoria Short Film do Ciclope Festival.

Channel 4: We're The Superhumans

Depois de produzir o “Meet the Superhumans”, uma das campanhas mais vistas dos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012 e vencedora do GP de Film Craft de Cannes no ano seguinte, a Channel 4 conseguiu se superar. Com uma bela trilha sonora, gravada por um grupo de músicos com deficiência física, o novo anúncio é um retalho de 65 cenas que apresentam os talentos extraordinários de muitas pessoas que vivem com diferentes deficiências. A criação é da agência 4Creative.

Deixe seu comentário: