Netflix anuncia sua própria tipografia

netflix sans

A escalada dos gastos por usar a fonte“Gotham” é um dos pontos que levou a Netflix a anunciar a criaçao de uma tipografia para chamar de sua. A exclusiva “Netflix Sans”, como foi batizada, é criação do departamento de design interno da empresa em parceria com a Dalton Maag. A letra personalizada será usada em toda a identidade de marca da plataforma de streaming, a medida também foi tomada por garantir mais identidade própria.

Noah, líder da equipe de design, salienta o gasto que trouxe a demanda: "Com a natureza global dos negócios da Netflix, o licenciamento de fontes pode ficar muito caro". E também aborda a importancia para a marca em  "desenvolver esse tipo de letra”: “Não apenas criou um elemento próprio e exclusivo para a estética da marca ... mas economiza milhões de dólares por ano para a empresa”. 

A produção foi criada com a estética de exibição e funcionalidade mais pragmáticas em mente, assim, as proporções maiúsculas foram projetadas para parecerem “cinematográficas” e as proporções minúsculas “compactas e eficientes”.

As letras sao descritas pela equipe interna da Netflix como “limpas e neutras”, ou ainda “um grotesco geométrico acessível”, eliminando excessos e “favorecendo a arte sobre a distração”. O corte arqueado no “t” minúsculo é aparentemente inspirado na curva do logo da marca. A Netflix Sans vem em diferentes versões incluindo regular, leve, fino, médio, negrito e preto. 

Noah foi o líder de projeto conjunto com Tanya Kumar, trabalhando com Andre do Amaral, David Gallagher e Monique Adcock, e a equipe da Dalton Maag. 

Confira:

Deixe seu comentário: