Mercado, seus caminhos e futuro no Digital Marketing Heroes

digital marketing super heroes
Moritz Wolff, diretor geral da Sociomantic 

Especialistas da indústria se reuniram em São Paulo para acompanhar as últimas tendências em marketing digital. Foram palestras e rodas de conversa sobre como está o ambiente entre marcas, consumidores e o universo atual, onde o digital está tão presente. O evento anual é promovido pela Sociomantic, empresa de mídia programática da dunnhumby.

Após a abertura, a conversa chegou aos potenciais do Smart Data. Leonardo Burgos, diretor sênior de cliente da Dunnhumby falou sobre como entender e melhorar o atendimento ao cliente, além de identificar tendências, aumentar as vendas, com foco na experiência do consumidor e por outro lado, também abordou a prevenção de problemas, riscos, além da necessidade de reduzir gastos, atitudes muito importantes, principalmente em tempos de crise.

Perto das 15h o tema foi a “Integração entre CPGs e Varejistas Via Aplicativo – Case Study: App Pão de Açúcar – Meu Desconto”, em que Renato Camargo, gerente geral de marketing da GPA, explicou e mostrou a partir de dados o crescimento das plataformas, comparando os caminhos do Grupo Pão de Açucar e da rede Extra na empreitada disruptiva de se criar uma campanha totalmente digital, direcionada e personalizada. “Um ciclo de “uau factors” no mercado do varejo que há décadas não vê uma mudança significativa (em relação ao marketing)”.

Logo após, a mesa recebeu 4 convidados ao mesmo tempo no painel “Desafios Online e Offline”.  O presidente da Publicis, Hugo Rodrigues, Brunno Feola, CMO da HomeRefill, Caio Dantas Head de contas LATAM da Sociomantic e Paulo Ramazza, Digital Analytics&Customer Insights Manager do Magazine Luiza. Entre pontuações sobre estudos e dados, abriu-se espaço para perguntas e respostas. Entre elas as respostas se encontravam em diversos níveis, o que pode apontar caminhos em comum. Estudo de dados, outras métricas possíveis/necessárias, transparência na disponibilidade e veiculação deles e um fato inegável, lembrado por Hugo Rodrigues: “A evolução das tecnologias não pára, por isso é importante que agências e marcas estejam sempre abertas e em busca de entender e abrangê-las”.

Para Moritz Wolff, diretor geral LATAM da Sociomantic Labs, que chegou logo após: "Em um plano de mídia completo não parece justo olhar apenas o último clique e desconsiderar os outros pontos de contato na jornada de compra do consumidor".

O foco recorrentemente se voltava à pessoa atrás da tecnologia, é ela quem deve ser o coração e o destino da estratégia de marketing. O profissional também falou sobre a importância de se saber analisar os dados, e mais ainda, saber como usá-los, de forma que sua monetização seja assertiva.

Ainda há dúvidas sobre a melhor forma para se olhar e mensurar dados e métricas, mas é certo que empresas que passam pela transformação digital têm muita responsabilidade na transformação da sociedade como um todo.

Deixe seu comentário: