Fluent: A nova marca de renovação da Webedia Brand Publishing

Paulo Liebert,
Créditos: Paulo Liebert

A combinação entre criatividade e inteligência de dados é a aposta do grupo Webedia para o relançamento de sua divisão de brand publishing, que passa a assinar Fluent. “Sentimos a necessidade de ter uma marca mais moderna, que representasse melhor quem somos e o que fazemos”, explica Luther Peczan, vice-presidente do grupo no Brasil. A nova marca e identidade visual foram desenvolvidas pela Geometry, agência de branding e active design parte do grupo WPP. Sob seu comando, 250 profissionais atendem um portfólio com 28 clientes, entre os quais Uber, L'Oréal, Ubisoft, Aché, P&G, Leroy Merlin e J&J, com mais de 300 produções mensais de vídeo, a cargo da produtora Massiv, que será incorporada à nova marca do grupo Webedia.  

Os trabalhos desenvolvidos nos cinco anos de atuação da Webedia Brand Publishing no Brasil ajudaram marcas a criar conteúdos que engajam seus consumidores nas plataformas digitais, sempre tendo a inteligência de dados como diretriz principal. Um dos primeiros grandes cases em termos de brand publishing é o site Beleza Extraordinária da L´Oréal que há cinco anos produzimos conteúdo sobre cabelo e tem mais de 3 milhões de visitas mensais. Outro case de sucesso, é o canal da Ubisoft no YouTube, um dos poucos canais de marca a superar um milhão de inscritos.   

O crescimento exponencial de 2018, inspirou o rebrand e o reforço na estrutura para suportar o crescimento futuro, explica Luther Peczan. “As marcas que querem se conectar ainda mais com seu público no mundo digital são o nosso foco. Também queremos fazer parcerias com agências, consultorias e plataformas, como YouTube, Facebook etc.”, afirma.

Antes de assumir a operação de brand publishing, Luther foi responsável pelo conteúdo e audiência dos sites próprios da Webedia, como Tudo Gostoso, AdoroCinema e Hypeness. Na sua gestão, as plataformas do grupo, tiveram crescimento exponencial TOP 10 no Comscore, como AdoroCinema, o maior site de cinema da América Latina. “Essa expertise foi replicada na divisão de brand publishing para mais de 30 marcas nos últimos cinco anos. Hoje, podemos afirmar com toda segurança que somos experts em conteúdo para marcas”, garante o executivo.

Vale destacar o pioneirismo da Webedia no desenvolvimento do conceito de brand publishing no mercado brasileiro. A principal vantagem dessa estratégia é construir sua própria audiência, utilizando plataformas proprietárias. Com isso, a marca consegue ter maior assertividade no conteúdo produzido e atingir apenas o público interessado naquele assunto. “Com a criação de conteúdo para quaisquer plataformas e público, construímos relações autênticas entre marcas e pessoas por meio da produção de conteúdo relevante”, explica Peczan.

O trabalho de branding para traduzir os conceitos da nova marca, captar a essência e criar a identidade visual levou seis meses. A criação da Geometry resultou em uma logomarca digital que alterna cores e o formato. “A Fluent se adapta para falar a língua do público-alvo de cada marca. Por isso, tem uma linguagem visual sempre em mutação, feita do conteúdo que ela produz”, explica Thais Pinheiro, diretora de marketing da Fluent. "Foi gratificante encontrar um cliente com a coragem de seguir em frente com uma identidade visual que quebra muitos conceitos tradicionais de aplicação de marca", complementa Ricardo Lemes Lopes, Diretor de Criação da Geometry Brasil.

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