Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

bvc

O Google apresentou na última sexta-feira (17), uma pesquisa sobre a categoria beleza e revela que o Brasil é o segundo maior país em volume de buscas sobre o tema, no Google e no YouTube, com 7,5% do total. Muitos brasileiros fazem pesquisas sobre assuntos como cabelo, maquiagem, cuidados com a pele entre outros, com um crescimento anual médio de 19% nos últimos três anos. O volume só é maior nos Estados Unidos.

Nos últimos três anos, os cuidados com o cabelo ficaram no topo das buscas do Google, com participação de 48,2% do total. Esse segmento também é o que apresentou maior crescimento médio anual nas pesquisas no período, com 22%. Outra categoria de destaque é maquiagem, que representa 26,4% do volume de buscas, seguida por cuidados com a pele, perfumes e cuidados com as unhas.

Para gerar esses insights, o Google considerou dados internos de pesquisas na busca e no YouTube, além de realizar três Google Consumer Surveys (ferramenta de pesquisas on-line) com participação de mais de 2.500 consumidores brasileiros com idade acima de 18 anos. As Consumer Surveys foram realizadas entre os meses de junho e julho de 2018.

Alta demanda e potencial para vendas

As empresas do segmento ainda têm dificuldade em aproveitar todo o potencial das oportunidades de negócio que surgem desse forte aumento no interesse por beleza. Nos últimos três anos, o crescimento das vendas do setor foi de apenas 3% no Brasil, segundo dados da consultoria Euromonitor, bem abaixo do crescimento médio de 19% do volume de buscas.

Ainda segundo a Google Consumer Survey, 70% das pessoas se informam sobre beleza na internet antes de consumir produtos e 20% delas dizem que a rede é fundamental para ficar por dentro dos lançamentos. O Google e o YouTube aparecem na liderança entre as plataformas mais usadas para se descobrir informações sobre beleza, sendo usados por 4 em cada 10 consumidores on-line.

Confira, abaixo, outras descobertas da pesquisa:

  • 40% dos entrevistados disseram que cuidar de si mesmo é a atividade mais valorizada no dia;
  • 80% dos brasileiros conectados acreditam que o cuidado pessoal é uma forma de relaxar;
  • No total, 75% das buscas partem de termos genéricos, como shampoo ou pele oleosa;
  • 10% dos entrevistados buscam promoções de produtos de beleza na internet;
  • 80% dos consumidores on-line acreditam que buscar sobre produtos de beleza na web facilita sua vida na hora da compra;
  • 45% das mulheres sentem dificuldade em achar o produto de beleza ideal;
  • Entre os tipos de buscas específicas que mais crescem estão pesquisas sobre pele oleosa (39%), morena (32%) e tipos de cabelo (28%);
  • 74% dos consumidores on-line não são fiéis a uma marca;
  • 37% dos entrevistados pesquisa pelos melhores produtos do mercado de beleza no Google e no YouTube.

Deixe seu comentário: