Sedados? Vídeo sobre meninos tailandeses serve de alerta para as fake news

Vídeo sobre garotos sendo resgatados é falso

O caso dos 12 garotos e do treinador de futebol presos na caverna em Chiang Rai, ao norte da Tailândia ficou famoso não só pelo fato em si, mas também pelas possibilidades complicadas de resgate.

Diante de tanta comoção, nos últimos dias, um vídeo voltou a tona --sim, voltou--, na internet mostrando mergulhadores com uma maca e uma pessoa sedada, relatando que os garotos haviam sido dopados para o resgate ser realizado, confira o vídeo abaixo:

Ao contrário do que muita gente imaginou, a possível denúncia se trata de um vídeo que já está no ar desde 2010 e possui mais de 1 milhão de visualizações que também não foi gravado na Tailândia, e sim na França. O próprio primeiro ministro Taliandês, Prayu Chan-o-chau, afirmou que os garotos receberam calmantes, mas fizeram todo o percurso do resgate acordados.

Esse fato faz com que, novamente, seja necessário refletir a respeito da disseminação das fake news e de sua rápida viralização.No atual cenário polarizado em que as pessoas preferem possuir razão ao invés de checarem os fatos, as notícias falsas ganham cada vez mais espaço para alimentar a ignorância e a rivalidade, portanto, é importante sempre estar alerta para esse tipo de informação.

A checagem de fatos se faz indispensável para desmascaração e combate das fake news além do senso crítico e sempre procurar um meio de informação confiável.

Deixe seu comentário: