Conheça as 5 lições de marketing da Netflix

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A Netflix atualmente tem mais de 125 milhões de assinantes que pagam mensalmente para usar seus serviços, e cerca de 7,4 milhões usuários foram adicionados nos primeiros três meses deste ano. O maior concorrente da marca e o Amazon Prime, com cerca de 100 milhões de usuários. A plataforma está disponível em mais de 190 países

A maior controvérsia da plataforma foi a proibição total do uso de redes privadas para acessar o conteúdo. A limitação da Netflix VPN gerou muita insatisfação, e como muitos usuários disseram "uma forma de boicote", causando desistência de vários clientes. Embora a proibição tenha sido mal sucedida, dados do TheBestVPN mostram que 70% das VPNs ainda são capazes de contornar a proibição da Netflix, mas ela se recusou a desistir.

Independente de todos os momentos ruins da marca, ela continua firme e forte em seu segmento. Qual é o segredo? Além do fato de ter um produto exclusivo e sob demanda, o sucesso da Netflix está atrelado ao fato das ações de marketing e suas aparições nas mídias sociais.

Abaixo estão cinco principais lições de marketing de mídia social ressaltadas pelo jornalista John Stevens:


Boa estratégia social não favorece um produto abaixo da média:


A Netflix sobreviveu mais controvérsias do que a maioria das empresas. A maioria desses empecilhos, a alta dos preços, a proibição de VPN etc., não resultou apenas em ações judiciais e perda de faixas de usuários, mas muitas vezes aliena uma parte significativa dos  usuários. No entanto, a empresa tem uma história de se recusar a desistir, com seu CEO nomeando pessoas que protestam contra a proibição da VPN de uma minoria inconseqüente e vocal.

A parte fundamental é o produto. Os especialistas concordam que a Netflix está muito à frente de seus concorrentes quando se trata de conteúdo, esteja procurando conteúdo total disponível ou apenas conteúdo original. Isso não é surpreendente, considerando que a empresa supera significativamente seus concorrentes quando se trata de conteúdo. Foram gastos cerca de US $ 6 bilhões em conteúdo em 2017, US $ 1,5 bilhão a mais que a Amazon, e em 2018, gastará cerca de US $ 8 bilhões em novos conteúdos.

Não tenha medo de ser autêntico:

A Netflix confirma que o sucesso está ligado com uma voz autêntica. Ao contrário da maioria das empresas, não se atém a uma abordagem rigidamente formal quando interage com seus seguidores. Em vez disso, mantém uma voz casual e não tenta "jogar pelo seguro" como outras marcas maiores. Abaixo estão alguns tweets que indicam a disposição da Netflix de se tornar realmente informal com o público:




Faça da escuta social uma parte essencial da sua estratégia social:

A plataforma decidiu criar o projeto Netflix Socks quando percebeu que muitos de seus usuários estavam adormecendo enquanto assistiam seus programas. Na tentativa de resolver este problema, criou um acessório de meias inteligente que usa um acelerômetro para detectar quando os usuários cochilavam, enviavam um sinal para a TV do usuário e pausava o programa para que o usuário não perdesse nenhum episódio ou minuto do programa.

O projeto foi um sucesso e ganhou um Shorty Award pelo uso criativo da tecnologia. Também se tornou viral poucos dias depois de seu lançamento, sem suporte adicional de relações públicas, pois foi divulgado em todos os principais sites de mídia, gerando uma média de 1.175 tweets por dia de cerca de 20.000 usuários.

Veja abaixo:



Os números são importantes, mas há mais do que isso:

A mídia social pode ser um jogo de números, e as marcas de maior sucesso envolvem regularmente seu público e postam nas redes sociais. No entanto, é preciso mais do que isso para ter sucesso.

A Netflix mantém o foco na qualidade sobre a quantidade: seja o estilo espirituoso e humorístico que usam ao publicar, como envolve seu público ou a qualidade geral de seus tweets. Criatividade vai para esses tweets, e eles são feitos com uma boa compreensão do público Netflix.

Incentive a compartilhar seu conteúdo:

Outro ingrediente de abordagem da ferramenta são às mídias sociais que influenciam seu sucesso e a forma como é natural compartilhar seu conteúdo nas redes. Além de criar mensagens, anúncios e produtos que visam a divulgação, a Netflix também facilita e estimula as pessoas a compartilharem no seu próprio núcleo social.

Confira um exemplo abaixo:


Isso é "Dar a seus amigos um empurrão extra" compartilhando seu conteúdo, e os botões de compartilhamento social são colocados de uma forma que os usuários podem encontrar facilmente e clicar neles para compartilhar com seus amigos.

A Netflix faz um monte de coisas certas, e não é o líder da indústria de streaming por acidente. Ele tem uma estratégia de marketing sólida e há tanto que empresas de todos os tamanhos podem aprender com sua abordagem às mídias sociais.

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