Você conhece a rede social criada para designers e por designers?

layout

Alguns dizem que é uma “lista de reprodução para ideias”, outros dizem que se trata de “uma rede social para pessoas que não gostam de rede social”. O correto mesmo é que o Are.na se intitula como “Uma plataforma para organizar sua internet. Uma ferramenta simples para conectar o que você encontra e construir conhecimento. É um espaço onde você pode salvar qualquer coisa, estruturar seu pensamento como quiser, e descobrir novas coisas em conjunto”.

O site foi criado no final de 2012 por um grupo de artistas e designers com a intenção de desenvolver um espaço para incubar ideias ao longo do tempo, sem publicidade e nem rastreamento. A ferramenta até tem um feed, mas não há algoritmos que ditam o que você vê ou quando. É um espaço digital para coletar imagens, textos, links e documentos, mas o que você coleciona no site não tem o intuito de gerar popularidade: não há botões de likes e compartilhamento. 

Em uma época com tanta disseminação de informações boas e ruins, incluindo o fator “fake news” e os debates de ideias verborrágicos e, por vezes raivosos, o Are.na se posiciona de uma maneira interessante, como um espaço limpo e calmo, onde você pode agrupar ideias, seja qual for o seu formato e complexidade.

A plataforma já conta com 21 mil usuários registrados e 7 mil usuários mensais ativos. O número é minúsculo quando comparado aos gigantes das redes sociais, mas a ferramenta tem crescido 20% ao mês.

Deixe seu comentário: