Seda incentiva a colaboração entre mulheres com seu novo posicionamento

seda e plano de menina

Frases como: “Não dá para ter amiga mulher”, “mulher é tudo falsa”, e “mulher não se arruma para ela mesma, mas sim para causar inveja nas outras” são recorrentes, mas elas são tão assertivas assim? Cada vez mais estas afirmações têm atraído o olhar de mulheres que querem fazer diferente, gerando debates, sobretudo nas redes sociais. E a reflexão é importante: a colaboração entre mulheres pode contribuir para quebrar os estereótipos sociais que dificultam o empoderamento da mulher? Esta foi a pergunta que Seda teve como ponto de partida para construir seu novo posicionamento.  O resultado é a campanha #JuntasArrasamos, - projeto que consiste em diversas ações que reforçam a importância da sororidade - palavra que significa empatia e a colaboração entre as mulheres.

A diretora de marketing de Seda, Juliana Carvalho explica como enxerga a situação: “As mulheres são bombardeadas diariamente com informações que reforçam a competição entre elas nas novelas, filmes e comerciais de TV e, em algum momento, passamos a achar normal julgar suas atitudes, estilos e escolhas” e completa: “Como marca líder da categoria, percebemos que também temos um papel importante na construção desta cultura. Por isso, partir de hoje, queremos fazer a diferença na vida das nossas consumidoras, quebrando este ciclo de competição.  Sabemos que o movimento da sororidade não é de Seda, mas temos o dever de somar força a esse movimento”, afirma Juliana.

O primeiro passo de Seda nesta jornada é o lançamento do manifesto, no estilo textão, liberado nas redes sociais da marca. Nele, Seda confirma o compromisso de olhar para suas campanhas, abordar o discurso colaborativo e fazer diferente, além de convidar as consumidoras a fazerem parte desse movimento colaborativo.

Com o objetivo de levar os conceitos de sororidade para o maior número possível de meninas, Seda se uniu ao projeto social Plano de Menina, da jornalista Viviane Duarte e criou a plataforma digital Plano de Menina #JuntasArrasamos. A inspiração para o site surgiu das ações já realizadas pela jornalista que, por meio da parceria com outras mulheres de diferentes áreas de atuação, leva workshops sobre empoderamento feminino e capacitação feminina para regiões onde adolescentes vivem em situação de vulnerabilidade.

“Ter um plano faz toda a diferença na história dessas meninas. Por isso, vamos ajudá-las promovendo a conscientização de seu real papel social, para que elas se tornem agentes de transformação para outras mulheres, criando um ciclo positivo de sororidade”, comenta Viviane Duarte.

Na versão digital do projeto, meninas de todo o país terão acesso às aulas ministradas por profissionais e especialistas convidadas, que serão divididas por temas-chave como educação financeira e carreira, autoestima, beleza e consumo consciente, comportamento, gênero, raça, direitos, entre outros. O objetivo da marca é impactar mais de 200 mil meninas até o fim deste ano.

Ciclo de sororidade 

Outra iniciativa que faz parte do conjunto de ações de Seda é a parceria com a plataforma colaborativa de troca de conhecimento Bliive, que fomenta a troca de experiências e a doação de tempo entre pessoas interessadas em se engajar na causa e contribuir para esta transformação.

“A ideia é conectar as meninas que saem do Plano de Menina #Juntasarrasamos com outras mulheres dispostas a trocarem experiências com essas meninas e criar um ciclo de sororidade fomentado pela marca”, finaliza Juliana Carvalho.

Deixe seu comentário: