7 razões para se inspirar nesse cara

santa

Yvon Chouinard é um homem de negócios diferente. A começar pelo fato dele próprio não gostar de ser definido como tal. Ele próprio chegou a declarar: “eu tenho sido um homem de negócio por mais de 60 anos. E é tão difícil para mim afirmar isso quanto é para alguém assumir que é alcoólatra”. 

Yvon é um alpinista americano que fez de Yosemite seu habitat natural e um surfista que libera seus funcionários para surfar quando o mar está em condições perfeitas – daí o nome do seu livro “Let my People go Surfing – The Education of a Reluctant Businessman”.

1. Faça da sua paixão seu modo de ganhar a vida. Não o contrário.

2. Ame o caos. Yvon diz que "quando tudo dá errado: este é o momento em que a aventura começa”. Logo, não fique aí reclamando das mudanças ou das adversidades. São justamente elas que te fazem crescer, evoluir. Apenas quando a gente nos questiona a nós mesmos que encontramos as respostas mais profundas. Yvon afirma que “as pessoas costumam ver as mudanças como uma ameaça ao invés de vê-las como oportunidades”. Como dizia o piloto de F1, Mario Andretti, “se você tem tudo sob controle você não está se movendo rápido o suficiente”. E talvez não esteja escalando a montanha mais alta. E convenhamos: se você saiu de casa, escolha aquela montanha que de fato lhe proporcionará uma prova de coragem, fé e superação. Caso contrário, não terá valido a pena deixar seu sofá.

3. Enjoy the ride. Seeze the view. Yvon afirma que “a forma como você escala uma montanha é mais importante do que chegar ao topo”. O como é mais importante do que o aonde você quer chegar. O propósito é mais importante do que o objetivo.

4. A sabedoria reside nas pequenas coisas. “Quanto mais você acumular conhecimento, menos sentirá a necessidade de acumular coisas”. Desta forma, Yvon instaurou em sua marca a filosofia do lowsumerism onde chegou ao ápice de pagar uma página inteira nos principais jornais do país em plena black friday para dizer às pessoas que não comprassem seus produtos se de fato não precisassem. Como disse o filósofo Tyler Durden, “as coisas que você possui acabam por possuir você”.

5. Tenha consciência de qual é o seu papel no mundo. Não orgulhe-se por coisas que não devem inspirar orgulho. Yvon tem consciência do seu papel como homem de negócios. E pasmem, não é o lucro. Seu propósito como empreendedor – e consequentemente, como marca – é muito maior do que dar lucro. Lucro é consequência do trabalho bem feito. Mas existem valores que devem vir antes do lucro na sua ordem de prioridades na vida: “people, purpose and then profits”.

6. Seja verdadeiro com a sua verdade interior. Respeite suas raízes. Não rasgue sua história. Não menospreze seus valores por algumas pratas. Ele defende: “nossa filosofia não são regras; são guidelines. Em um negócio de longa duração – acredito que a grande maioria almeja tornar-se um – os métodos de condução devem mudar constantemente mas a cultura e as filosofias devem manter-se constantes”.

7. Seja um louco. Stay hungry, stay foolish. “If you want to understand the entrepreneur, study the juvenile delinquent. The delinquent is saying with his actions, ‘This sucks. I’m going to do my own thing’”.89

Valeu, pessoal, espero ter contribuído de alguma forma para tornar o seu dia melhor. Até a próxima. Para terminar, recomendo você assistir ao vídeo publicado recentemente pela marca na ocasião do lançamento da nova edição do seu primeiro livro.

Deixe seu comentário: