SAP Leonardo traz novas tecnologias consolidadas para o mundo do ERP

abre

Muito se tem falado nos últimos anos sobre Big Data, Machine Learning (Inteligência Artificial), Blockchain e IoT. Muitos executivos tem se perguntando: Essas tecnologias estão maduras o suficiente para justificar grandes investimentos? Se depender do SAP Leonardo, novo portfólio de soluções da SAP batizado em homenagem a “Leonardo da Vinci” a resposta é sim, vale muito a pena.

Semana passada estive no SAP Labs de São Leopoldo, um dos 19 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da SAP no mundo e o 3º dedicado ao SAP Leonardo lançado em março desse ano após Nova Iorque e Paris. Foi uma ótima oportunidade para conhecer o SAP Leonardo vendo alguns experimentos e conversando com especialistas.

O que é o SAP Leonardo?

SAP Leonardo é composto de basicamente de Internet das Coisas (IoT),  Machine Learning (Inteligência Artificial), Funções analíticas (Métricas), Big DataBlockchaine Inteligência de dados. Tudo isso pensado sobre medida para o cliente através de oficinas de Design Thinking.

Como essas tecnologias foram escolhidas para integrar esse portfólio? Todas elas já estavam em uso em projetos especiais da SAP e se mostraram maduras e eficientes para gerar resultados para os clientes. Ao empacotar esse oferta e evangelizar usando cases de sucesso a SAP colabora para a inovação dos seus parceiros e se consolida dentro dessas tecnologias emergentes.

O SAP Leonardo não é um novo ERP da SAP, as tecnologias oferecidas no Leonardo integram com o SAP Hana permitindo que uma empresa consiga adotar tecnologias inovadoras sem precisar reconstruir todos os seus sistemas legados.

Smart Care Unit


 

Num leito de UTI existem aproximadamente 20 aparelhos que precisam ser monitorados para ter uma leitura completa do estado do paciente.

A Smart Care Unit da SAP usa IoT e Data Intelligence para integrar todos esses dispositivos e além de agilizar a leitura dos dados permite calcular novos dados baseado na combinação da leitura desses aparelhos.

O resultado é uma leitura mais ágil e precisa do estado do paciente, liberando horas de profissionais qualificados e, nos casos que o paciente já está saudável, permitindo que ele desocupe o leito da UTI mais rapidamente.

SAP Connected Agriculture

E se um trator ao invés de apenas distribuir e coletar sementes e fertilizantes ele mapeasse detalhadamente quanto depositou e recolheu em cada metro quadrado?

O SAP Connected Agriculture faz isso, além de ter informação atualizada dos estoques distribuídos nos tratores você sabe qual o resultado, em quantidade ou valor financeiro, de cada metro quadrado da sua plantação, podendo identificar problemas pontuais e anomalias que se perderiam na análise geral do resultado de uma colheita.

Innoweeks

Nós também tivemos o prazer de ver protótipos que concorreram a Innoweeks, uma competição de projetos inovadores do SAP Labs Latin America.

Cada equipe concorrente recebe um desafio real de um cliente e uma verba. Através de Design Thinking cada time busca a melhor solução e cria um protótipo funcional.

Destaco aqui 2 desses protótipos:

Burger King

A manutenção é fundamental para o bom funcionamento das 500 lojas do Burger King no Brasil, o protótipo apresentado na Innoweek foca na Manutenção Preditiva: descobrir que um equipamento está com problemas antes dele parar completamente economizando milhares de reais resultantes de uma loja fechada. Essa solução foi o campeão dessa edição da Innoweks.

O protótipo usa IoT para monitorar online as temperaturas e acompanhar o tempo de funcionamento das grelhas e freezers em cada loja. Qualquer anomalia gera um alerta para que sejam tomadas as devidas providências.

Também foi aplicado Machine Learning para aprender a realidade de cada estabelecimento, uma loja no Rio de Janeiro (temperatura ambiente alta) com grande volume de produção tem padrões de funcionamento considerados normais diferentes de uma loja no interior do Rio Grande do Sul (temperatura ambiente menor) com baixo volume de produção.

Boticário

Como otimizar um estoque com valor superior a R$ 2 bilhões se a maior parte desses produtos está espalhado em lojas localizadas em 1.750 cidades?

A solução criada pra esse problema de Boticário gerou uma estante inteligente: uma câmera em cada prateleira identifica os produtos em tempo real e confronta o estoque físico com o estoque lançado nos sistemas

Esse  monitoramento permite que a loja identifique roubos e quebras imediatamente ao invés de perceber apenas nos inventários mensais.

Além disso a solução permite que a matriz acompanhe a situação dos estoques das franquias e ofereça orientações na compra de produtos que gerem uma melhor rentabilidade de acordo com o seu perfil, além de preparar as fábricas para flutuações de demanda com base no comportamento dos consumidores em tempo real.

EGCO

Na saída ainda conhecemos o EGCO, uma plataforma de gamificação de doações que roda no SAP Labs de São Leopoldo usando os próprios funcionários como experimento.

Você pode doar agasalhos e recolher material reciclável, antes da doação você se identifica com o seu crachá, coloca as doações no recipiente equipado com uma balança e ganha pontos que podem ser convertidos em benefícios.

Startups


E além de tudo isso se você quiser conectar sua startup com as soluções da SAP basta acessar o Startup Focus e fazer a sua inscrição, você tem um acesso gratuito as recursos desenvolvimento e se a sua solução for aprovada você tem acesso ao universo de 340 mil clientes da SAP.

Atualmente o programa Startup Focus possui 5670 startups atuando em 25 indústrias através de 58 países e já gerou 271 soluções homologadas para os clientes da SAP.

Deixe seu comentário: