Crise? Conheça os detalhes do melhor trimestre da história da Discovery no Brasil

Se os profetas do apocalipse espalhados pelo mercado previam um grande impacto negativo da crise na televisão por assinatura em 2017, tais “profissionais” precisam rever urgentemente as suas bolas de cristal. De acordo com números da Kantar IBOPE Media, os consumidores da Pay TV estão mais sintonizados que nunca na programação. Não à toa, a audiência do meio cresceu 13%1 no primeiro trimestre do ano.

Um exemplo do bom momento do setor está nos números mais recentes divulgados pela Discovery Networks Brasil. Mesmo em um cenário de retração na base de assinantes, seu portfólio de canais apresentou crescimento de 21%2 na audiência, consolidando o melhor primeiro trimestre da história da programadora. “Este desempenho reforça a tendência apontada nos últimos três anos, em que o portfólio do grupo tem batido sucessivos recordes de audiência”, informa Roberto Nascimento (o Naná), VP de vendas Publicitárias da empresa.

"O Intuito é ajudar as marcas a atingirem os seus objetivos."

Se os números gerais da Discovery já merecem uma comemoração especial, mais interessante ainda é observar os canais que mais alavancaram este crescimento expressivo. Este foi, por exemplo, o melhor trimestre da história dos canais Investigação Discovery e Discovery Turbo, que tiverem aumentos de audiência de 133%3 e 120%4, respectivamente, comparados ao mesmo período do ano anterior. Também foi o melhor trimestre de Discovery Home & Health, Animal Planet e do canal Discovery, com crescimentos de 60%5, 50%6 e 10%7.

Neste ritmo, as perspectivas para o restante do ano são muito boas. A seu favor, além do poderoso argumento do crescimento de audiência, a Discovery ainda conta com a sua expertise na criação de projetos especiais de conteúdo para os anunciantes, algo que está sempre no mindset da empresa. “Estamos sempre desenvolvendo a nossa área de Branded Entertainment. O Intuito é ajudar as marcas a atingirem os seus objetivos, sobretudo permitir que elas entrem na mente e no coração das pessoas. Assim, nos especializamos em construir histórias relevantes e que engajam", afirma Naná.

Confira abaixo os principais números de desempenho dos canais da Discovery e consequentemente as oportunidades para os anunciantes:

Discovery Channel
Está entre os 10 canais mais assistido da TV por assinatura entre homens 25-54 anos no horário nobre.8

Discovery Home & Health 
Número #1 em afinidade na TV por assinatura entre mulheres 4+ anos e18-49 anos no total do dia. 9

ID  
2º canal da TV por assinatura com maior tempo de permanência entre mulheres 25-54 anos no horário nobre: 49 minutos. 10
O canal cresceu 133% na audiência e subiu 13 posições no ranking. 11

Discovery Turbo
Está entre os 10 maiores canais com maior afinidade da TV por assinatura entre homens 18-49 anos no horário nobre, ocupando a 4º posição no ranking. 12
O canal cresceu 175% na audiência e subiu 18 posições no ranking. 13

TLC
Está entre os 10 maiores canais com maior afinidade da TV por assinatura entre mulheres 18-49 anos no horário nobre, ocupando a 5º posição no ranking. 14

Animal Planet
Crescimento da audiência em diversas faixas horárias entre todos os indivíduos com TV por assinatura. No horário nobre cresceu 44% e no total dia cresceu 46%, subindo 6 posições no ranking. 15

Discovery Kids
É o canal com maior engajamento na TV por assinatura, é o número #1 em tempo de permanência entre o total indivíduos com  TV paga: 82 minutos!16

[1] Kantar IBOPE Media Workstation (Brazil 9 mkts, Brazil 15 mkts) | Pay P25-54 | Timeband: 19:00-24:00 | Rat% | Period: 1Q17 vs. 1Q16 – Broadcast Month.
[2] Kantar IBOPE Media Workstation (Brazil 9 mkts, Brazil 15 mkts) | Pay P25-54 | Timeband: 19:00-24:00 | Rat% | Period: 1Q17 vs. 1Q16 – Broadcast Month| Discovery Networks: Discovery, Animal Planet, Discovery Home & Health, ID, TLC, Discovery Kids, Discovery Turbo | Kantar IBOPE Media does not verify manual calculations.
[3] Kantar IBOPE Media Workstation (Brazil 9 mkts, Brazil 15 mkts) | Pay W25-54 | Timeband: 19:00-24:00 | Rat% | Period: (2001-2017 All quarters); (1Q17 vs 1Q16)  - Broadcast Month | Kantar IBOPE Media does not verify manual calculations.
Networks: Discovery, Animal Planet, Discovery Home & Health, ID, TLC, Discovery Kids, Discovery Turbo
[4] Kantar IBOPE Media Workstation (Brazil 9 mkts, Brazil 15 mkts) | Pay M18-49 | Timeband: 19:00-24:00 | Rat% | Period: (2001-2017 All quarters); (1Q17 vs 1Q16) – Broadcast Month| Kantar IBOPE Media does not verify manual calculations.
[5] Kantar IBOPE Media Workstation (Brazil 9 mkts, Brazil 15 mkts) | Pay W18-49 | Timeband: 19:00-24:00 | Rat% | Period: (1Q 2001-1Q 2017); (1Q17 vs 1Q16) – Broadcast Month | Kantar IBOPE Media does not verify manual calculations.
[6] Kantar IBOPE Media Workstation (Brazil 9 mkts, Brazil 15 mkts) | Pay P25-54 | Timeband: 19:00-24:00 | Rat% | Period: (1Q 2001-1Q 2017); (1Q17 vs 1Q16) – Broadcast Month| Kantar IBOPE Media does not verify manual calculations.
[7] Kantar IBOPE Media Workstation (Brazil 9 mkts, Brazil 15 mkts) | Pay P25-54 | Timeband: 19:00-24:00 | Rat% | Period: (1Q 2001-1Q 2017); (1Q17 vs 1Q16) – Broadcast Month| Kantar IBOPE Media does not verify manual calculations.
[8] Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017- 18h às 25h – Homens 25-54 anos com Pay TV- Rat%
[9] Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017- 06h às 06h –Mulheres 4+ anos com Pay TV e  Mulheres 18-49 anos com Pay TV- Afinidade: Mulheres 4+ (142%) & Mulheres 18-49 (156%).
[10] Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017- 18h às 25h – Mulheres 25-54 anos com Pay TV- Tempo médio de permanência (ATS) – Excluindo canal Infantil.
[11] Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017 vs. 1º trimestre 2016- 18h às 25h – Mulheres 25-54 anos com Pay TV- Rat%
[12] Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017- 18h às 25h – Homens 18-49 anos com Pay TV - Afinidade: (172%).
[13] Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017 vs. 1º trimestre 2016- 18h às 25h –  Homens 18-49 anos com Pay TV- Rat%
[14] Fonte: Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017- 18h às 25h – Mulheres 18-49 anos com Pay TV - Afinidade: (134%).
[15] Fonte: Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017 vs. 1º trimestre 2016- 18h00 às 25h00 e 06h às 06h –  Total indivíduos com Pay TV- Audiência em números absolutos rat#
[16] Fonte: Kantar Ibope Media (MW) – 15 mercados – 1º trimestre de 2017-  Total dia 06h às 06h –  Total indivíduos com Pay TV – ATS (Tempo médio de permanência)

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