Marketing de influência: por onde começar?

Apesar do marketing de influência ser um conceito cada vez mais utilizado por empresas, algumas dúvidas ainda surgem quando o assunto é planejar uma ação com influenciadores. Aquela velha história de "cada caso é um caso" se aplica fielmente à estratégia de marketing de influência. Ou seja, não há uma receita que possa ser 100% usada para toda e qualquer campanha. Apesar disso, há alguns pontos relevantes que devem aparecer no planejamento.

Antes de tudo, é importante ter algumas informações em mente. Por exemplo: qual o objetivo da ação? Gerar brand awareness? Lançar ou impulsionar as vendas de um produto ou serviço? As motivações podem ser diversas e, portanto, os influenciadores selecionados para a campanha também variam de acordo. Afinal, cada perfil é especializado em um nicho de mercado e cada um possui um alcance distinto e um jeito de se comunicar. Quanto mais próximo aos valores da sua marca, mais o influenciador poderá conversar com o público que você quer atingir e mais ele poderá ajudar sua empresa a impulsionar resultados.

A motivação impacta diretamente no número de perfis necessários para que uma campanha seja realizada.

Outra questão relevante, em um primeiro momento, é alinhar o público-alvo da campanha e a expectativa de resultados. Assim, a escolha dos perfis, se serão microinfluenciadores ou webcelebridades, ou ainda a quantidade de influenciadores que podem ajudar a marca a alcançar objetivos, também é mais assertiva. E sim, a motivação impacta diretamente no número de perfis necessários para que uma campanha seja realizada.

Definidos esses pontos, outros itens entram no plano: qual será a forma de transmitir a mensagem para o público (posts, stories, vídeos)? Quais as diretrizes que influenciadores devem seguir durante a ação (o que devem ou não devem fazer)? Qual a forma de contratação de influenciadores? Por quanto tempo a ação irá acontecer?

Para tentar ajudar nessa empreitada, a Squid preparou o infográfico abaixo, no qual você confere as questões imprescindíveis para fazer um planejamento de sucesso.

Infográfico abaixo:

Native Ads

Deixe seu comentário: