A sintonia do engajamento: saiba por que o MTV Hits está no topo dos TTs Brasil há dois anos

Se antes a juventude era uma banda numa propaganda de refrigerantes, como um dia cantou Engenheiros do Hawaii, hoje ela usa a banda (larga) para ver propagandas de refrigerantes, conteúdos em vídeos, acessar redes sociais e acompanhar seus artistas favoritos. Um canal de televisão que não percebe quão multiplataforma é o público jovem não consegue se conectar com ele. Não basta apenas trazer os grupos e cantores para a TV, é necessário criar playlists que falem com os mais novos, convidar influencers relevantes, pensar hastags quentes e se sintonizar com o que será mais ouvido antes de todo mundo.

Um bom exemplo de relevância neste nicho é o MTV Hits, programa de playlists veiculado de segunda à sexta na emissora, que há dois anos ininterruptos ocupa o topo dos trending topics Brasil. Ao todo, foram mais de 4 milhões de tweets e 80 mil pessoas engajadas.  Durante esse período, algumas hashtags ganharam destaque na rede social, como #ManasNoMTVHIts, e o programa contou com a participação de artistas como Anitta, Emicida, Elza Soares, Projota, Jota Quest e Ludmilla.

Confira abaixo a conversa que tivemos com Caio Corsalette, diretor de talentos e música da Viacom Brasil, para saber quais as estratégias para o sucesso de engajamento por anos.

Por que o MTV Hits engaja tanta gente?

O MTV Hits engaja tanta gente por dois motivos: temos um cuidado extra especial com a nossa curadoria musical e a necessidade de exibir o novo antes. O segundo motivo é se adaptar ao jeito como os jovens assistem televisão atualmente. Com os temas diários do MTV Hits e hashtags, nós nos aproximamos da nossa audiência e damos a oportunidade para eles interagirem com os talentos nas redes sociais

A maior parte do público deve ser jovem, certo? Como esse target interage, reage e comenta a programação?

O nosso público é jovem, antenado e exigente! É possível perceber que eles se identificam com a nossa programação musical e interagem positivamente durante o programa, comentando os nossos clipes via Twitter e conversando com o estagiário (a), personagem digital que comanda a apresentação dos clipes, combinando informações da cultura pop com um humor ácido e irreverente.

"Nós convidamos talentos musicais para o nosso Take over."

O que fazer para se manter tanto tempo no trending topics do Twitter?

Nossa estratégia multiplataforma é um fator de destaque para o sucesso do MTV Hits. Para promover a estreia de clipes exclusivos e a nossa playlist diária, nós convidamos talentos musicais para o nosso Take over, ação que consiste na “invasão” do talento nas redes sociais da MTV para mostrar a sua rotina e acompanhar a estreia do clipe com a audiência em todas as telas (TV, Instagram, Twitter e Facebook)

Como funciona essa relação da MTV com as redes sociais?

A MTV entende a necessidade de ter uma comunicação integrada com todas as redes sociais da marca no momento de compartilhar seu conteúdo

Com tamanho sucesso, é provável que o MTV Hits se desdobre para outros produtos?

Música e tendência sempre foram características marcantes da MTV! Nós estamos sempre buscando novas ideias para impactar o nosso público com um conteúdo excepcional. Já temos uma playlist “mtv hits” com muitos seguidores no nosso perfil no Spotify e criamos junto com agencias um formato de muito sucesso para a Coca Cola durante as Olimpiadas no Rio. Na ocasião , fizemos a banda “MTV HITSs” que foi base para cantores como Marcelo D2, Tiago Iorc, Valesca, etc. Os artistas participavam do programa usando hashtags com temas dos jogos e na sequencia subiam ao palco para o show ao vivo.

Renato Rogenski e Gabriel Grunewald

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